Programa de doutorado em Francofonia e Diversidade

Geral

Saiba mais sobre este programa no website da escola

Descrição do programa

É um programa interdisciplinar de quatro anos, organizado em torno de literaturas e culturas do mundo francófono, incluindo a França. Convidamos candidatos com mestrado tradicional em estudos franceses, bem como candidatos cujo curso tenha sido menos típico, desde que seu arquivo atenda aos requisitos da Escola de Pós-Graduação (SGS). O objetivo do programa é ajudar os alunos a obter uma visão abrangente do mundo francófono através do tempo, espaço e diferentes discursos e práticas socioculturais. O programa também procura facilitar sua integração profissional em um mundo cada vez mais globalizado. Com a ajuda de seu comitê de tese, os candidatos aprovados terão a oportunidade de criar sua própria formação acadêmica.

Uma das características mais destacadas do programa é a possibilidade de uma estadia de até um ano em um país ou região francófona (na Europa, Canadá, Estados Unidos, África, Ásia ou Caribe). O objetivo dessa estadia científica, que pode ser realizada no terceiro ano, é avançar suas pesquisas, enriquecer sua experiência profissional e pessoal e explorar a diversidade do mundo de língua francesa. Enquanto preparamos os estudantes para uma carreira universitária, reconhecemos que no século XXI não é mais a única saída para estudos de doutorado em francês. Outros setores de atividade profissional, como relações internacionais, mídia, recursos humanos, ONGs, negócios, diplomacia, meio ambiente ou artes, procuram funcionários francófonos altamente qualificados. programa de interdisciplinaridade e diversidade, queremos ajudar os alunos de doutorado a se enquadrarem na profissão de sua escolha.

Áreas de estudo e pesquisa

O programa de doutorado em "Francofonia e Diversidade" inclui as seguintes áreas:

  1. Teorias, línguas e literaturas francófonas * dos séculos 20 e 21
  2. Contextos coloniais e pós-coloniais do mundo francófono
  3. Discursos e representações do Antigo Regime e do século XIX

* NB: Este nome inclui a França e outros países e regiões de língua francesa.

Admissão ao programa

O programa de doutorado normalmente dura quatro anos.

Os requisitos:

  • um mestrado em literatura ou cultura francesa ou francófona (um mestrado em outro programa considerado equivalente também pode ser reconhecido, em consulta com a SGS)
  • uma média de pelo menos B no programa de mestrado

O aplicativo consistirá nos seguintes documentos:

  • uma carta de inscrição com um plano de estudo, em francês
  • uma transcrição oficial de qualquer instituição de ensino superior
  • duas cartas de recomendação da academia

Requisitos do programa

Os cursos

Todos os doutorandos devem concluir seis cursos de três unidades no primeiro ano do programa. O curso 705 francês "Introdução à teoria literária e crítica" é obrigatório. Os candidatos que já fizeram um curso semelhante durante os estudos de mestrado podem solicitar uma transferência de crédito enviando o programa semanal para este curso e a lista de leitura ao Comitê de Pós-Graduação. Se o crédito for concedido, eles substituirão o sexto curso obrigatório por uma das seguintes opções:

  • outro curso oferecido pelo departamento
  • 730 - Leituras Dirigidas
  • um curso oferecido por outro departamento, desde que seja relevante para a área de pesquisa do aluno

Os antigos mestres de McMaster que continuam o doutorado seguirão o mesmo procedimento.

A lista de cursos pode ser encontrada na seguinte seção do diretório SGS: Faculdade de Ciências Humanas - Inglês - Francês . Observe que nem todos os seminários listados são oferecidos todos os anos.

Dois cursos obrigatórios adicionais são oferecidos pela SGS: SGS 101 Academic Research Integrity e SGS 201 Accessibility for Ontarians with Disabilities Act (AODA). Este requisito deve ser atendido durante o primeiro mês de estudo, ou seja, até o final de setembro.

Exames resumidos

Os candidatos a doutorado escolhem duas áreas de concentração. O primeiro é literário. Os alunos devem demonstrar um conhecimento profundo das fontes primárias, métodos de análise e questões críticas relevantes para o campo. O segundo exame é teórico ou interdisciplinar. Os estudantes devem demonstrar seu conhecimento de (a) marcos teóricos (pós-colonialismo, estudos de gênero ou socio-sexuação, teoria queer , crítica psicanalítica, narratologia, semiótica, teoria da recepção, etc.) ou (b) ) relações interdisciplinares entre literatura e outras áreas relevantes para a pesquisa em consideração (filosofia, medicina, cinema, artes, cultura material, etc.). Os estudantes em período integral devem fazer esses exames nos primeiros 20 meses de seu doutorado. Em vez de uma dissertação, os alunos podem escrever um artigo original que deve ser enviado a um periódico reconhecido, garantindo a revisão por pares do artigo. O comprimento mínimo do artigo é de 7.000 palavras.

A proposta de tese

Os alunos preparam um projeto de dissertação de 25 páginas consultando seu diretor de pesquisa. Este projeto é então avaliado pelo comitê de tese. Uma defesa oral do projeto, realizada perante esse comitê, deve ocorrer nos primeiros 24 meses do programa, antes que os candidatos realizem uma pesquisa independente e a redação de sua tese.

Requisito de terceira língua

Antes do final do programa, os candidatos devem passar em um teste de compreensão passiva em outro idioma que não o inglês e o francês. A escolha do idioma é feita pelos candidatos, em consulta com seu comitê. O exame consiste em uma tradução para o francês ou inglês de um texto de cerca de uma página. Com a aprovação do Comitê de Pós-Graduação do Departamento de Francês, esse exame pode ser substituído por:

  • um curso de idiomas de seis unidades de graduação, intermediárias ou avançadas com uma classificação final de pelo menos B
  • Princípios e Práticas de Ensino EDU 750/751 do Instituto MacPherson para Liderança, Inovação e Excelência em Ensino e Aprendizagem. A descrição deste curso pode ser encontrada na seguinte seção do diretório SGS: Faculdade de Ciências Humanas - Cursos de Inglês - Francês .
  • um curso de três unidades em nível de doutorado em outra disciplina relevante relacionada à pesquisa de candidatos
Marcos

Durante os estudos, os doutorandos devem participar de pelo menos quatro atividades de profissionalização (os marcos). Essas atividades são projetadas para promover a aquisição de habilidades transferíveis em diferentes locais de trabalho.

A tese de doutorado

Durante o terceiro e o quarto ano do programa, os candidatos escrevem uma dissertação acadêmica de cerca de 250 páginas (incluindo notas e a bibliografia), e a apóiam durante uma prova oral. Este é normalmente feito em francês.

As etapas do programa

Primeiro ano
  • Complete os 6 cursos de três unidades nos primeiros 12 meses do programa
  • Passe com êxito em um workshop de métodos de pesquisa
  • Escolha um diretor de tese (no final do primeiro ano)
  • Identifique duas áreas de foco consultando os membros do comitê
  • Devolver o relatório de progresso anual (antes de 12 meses)
Segundo ano
  • Conclusão bem sucedida dos exames nos primeiros 20 meses do programa. Apoie um projeto de dissertação de 25 páginas até o final dos primeiros 24 meses.
  • Devolver o relatório de progresso anual (antes do 24º mês)
Terceiro ano
  • Submeta os rascunhos dos capítulos da tese.
  • Oportunidade de estudar, fazer pesquisa ou estágio em um país de língua francesa.
  • Devolver o relatório de progresso anual (antes do 36º mês)
Quarto ano

Submeta a cópia final da tese; apoiar; envie a cópia digital final da tese ao MacSphere.

Última actualização Março 2020

Sobre a instituição de ensino

McMaster University is located in the city of Hamilton, in the province of Ontario, Canada. We are one of the top 75 universities in the world (Times Higher Education World Rankings 2019), ranked 2nd ... Leia mais

McMaster University is located in the city of Hamilton, in the province of Ontario, Canada. We are one of the top 75 universities in the world (Times Higher Education World Rankings 2019), ranked 2nd in the world for global impact (Times Higher Education Impact ranking, based on the Sustainable Development Goals (SDGs) adopted by the United Nations), and we are the #1 research intensive university in Canada. McMaster is known for our teaching model: a student-centered, problem-based, interdisciplinary approach to learning, a model that has been adopted world-wide. Ler Menos