Keystone logo
Charles University Faculty of Arts

Charles University Faculty of Arts

Charles University Faculty of Arts

Introdução

"Desde o início de meus estudos, eu fiz o meu princípio de que sempre que eu encontrar uma opinião mais correta, vou abandonar imediatamente a minha própria opinião, menos correto e alegremente abraçar a opinião que é mais justificado, sabendo que todos nós sabemos é apenas uma fragmento infinitesimal do que não sabemos. "Jan Hus, filósofo e reformador da Igreja, ex-aluno da Faculdade de Artes o Faculdade de Letras da Universidade Charles é atualmente um dos maiores e mais importantes instituições de pesquisa e ensino nas artes e humanidades na Europa Central. A Faculdade foi fundada em 1348 pelo rei checo e, mais tarde imperador Carlos IV, que estabeleceu como uma das quatro faculdades da Universidade de Praga, mais tarde nomeado após ele Charles University - a universidade mais antiga da Europa Central leste da França e norte de os Alpes. Desde então, tem sido o centro intelectual da Tcheco: ex-alunos da Faculdade, as suas ações e idéias, têm vindo a moldar a sociedade e cultura Checa e nos momentos cruciais da história Checa, da Faculdade de Letras tem estado sempre na coração dos eventos.

Com cerca de 1.000 funcionários, mais de 9.000 estudantes e uma população estudantil internacional crescente de quase 1.000 estudantes de todo o mundo, a Faculdade de Artes é um ambiente académico vibrante e diversa. Graças ao sistema flexível de mais de 700 combinações possíveis de dupla assunto de grau, a BA e graus MA permite que os alunos se concentrar em dois temas na mesma medida, o que aumenta sua capacidade de adaptação e proporciona-lhes mais oportunidades para sua carreira futura. O nível de aceitação é de apenas 27%, o que é um pré-requisito para uma abordagem mais individual, necessária se as humanidades estão a ser ensinada e estudou a sério.

Estudantes e pesquisadores vêm para a Faculdade de Letras para trabalhar em mais de setenta temas - um número maior do que a maioria das instituições comparáveis ​​no mundo pode oferecer. Universidade Charles, como tal, está entre os top 2% universidades do mundo e da própria Faculdade posiciona-se entre as primeiras 200 universidades do mundo em um número de disciplines.The Faculdade atrai os estudantes mais talentosos da República Checa e do número de pedidos de BA, MA e doutorado equivale a 10.000 a cada ano.

O extremamente ampla gama de disciplinas na Faculdade de Artes inclui filosofia e estudos religiosos; história e arqueologia; psicologia; sociologia e ciência política; teatro, cinema e estudos de música e uma série de programas filológicas que combinam um estudo rigoroso de um determinado idioma e cursos no fundo literário, histórico e cultural associado. A Faculdade oferece cursos em mais de cem línguas, mortos e vivos, como o albanês, acádio, árabe, armênio, Avestan, Azerbaijão, Basco, Bengali, Búlgaro, Checo (também graus especiais para estrangeiros e para surdos), Catalão, Igreja eslava, chinês, croata, dinamarquês, holandês, Inglês, Eblaite, Egipto antigo, finlandês, francês, alemão, gótico, grego (antigo e moderno), hebraico (antigo Testamento e moderno), Hindi, hitita, da Hungria, Irlanda, Islândia , italiano, japonês, coreano, latim, lituano, letão, Lusatian sérvio, macedônio, mongol, norueguês, nórdico antigo, velho do irlandês, persa, Polaco, Português, Romeno, Russo, sânscrito, eslovaco, esloveno, sérvio, espanhol, sueco, Tamil, Tocharian, tibetano, turco, ugarítico, Ucraniano, iídiche e vietnamita.

A saída de pesquisa da Faculdade, medido em número de monografias e artigos, é maior do que a de qualquer outra instituição na área de humanas na República Checa - que reflete tanto a qualidade da investigação e do nível de tutoria. Todos os anos, a Faculdade abriga uma série de conferências internacionais e eventos de importância cultural geral - exposições, concertos, palestras, debates públicos. Nos últimos anos, a Faculdade de Artes editora ganhou prêmios de prestígio e agora está competindo com as maiores editoras acadêmicas no país.

Você sabia que ...

... Do Departamento de Estudos egípcios tem sido trabalhar no Egito durante os últimos cinquenta anos e fez importantes descobertas? A descoberta do túmulo de uma rainha egípcia desconhecida em Abusir no Outono de 2014 foi eleita uma das 10 maiores achados arqueológicos em 2014.

... Em 2014, Professor Tomáš Halík recebeu o prestigioso Prêmio Templeton, dado a pessoas que "fizeram uma contribuição excepcional para afirmar a dimensão espiritual da vida"?

... Professor Martin Hilský traduziu as obras completas de William Shakespeare em checo?

Histórico

O Faculdade de Artes foi fundada como uma das quatro faculdades originais de Charles University - a mais antiga instituição de ensino superior na Europa Central - através da emissão da carta de fundação em 07 de abril de 1348. Charles IV, em busca de sua política de estado e dinástica, se esforçou para estabelecer o Reino de Bohemia como o centro do Sacro Império Romano. Seu plano era concentrar estudiosos nacionais e estrangeiros em Praga, que se tornou sua cidade residencial, e, assim, reforçar a base de seu poder. Em tempos pré-hussitas, dois terços de todos os estudantes da universidade eram estudantes da Faculdade Artístico onde eles adquiriram o conhecimento necessário para ser capaz de estudar em outras três faculdades (teologia, medicina, direito). Um dos privilégios desfrutados pela faculdade era o direito de conferir graus de mestrado e doutorado que têm direito os seus portadores a ensinar em qualquer universidade europeia.

Durante os dois séculos seguintes as guerras hussitas, a Faculdade de Artes Liberais era o coração de toda a universidade. Desde o século XVII que foi chamado a faculdade de filosofia. Desde o início até meados do século XIX, serviu como uma faculdade cujo programa foi projetado para fornecer educação superior preparatório para os futuros estudantes de outras faculdades. A partir do século XVIII, o número de disciplinas acadêmicas começaram a aumentar: além da filosofia, foi possível estudar a estética, matemática, astronomia, ciências naturais, engenharia, economia, educação e história. No século XIX, além de estudos orientais, arqueologia e estudos religiosos, desenvolvimentos significativos ocorreram no campo da filologia e graus em Tcheco, Italiano, Francês, Inglês e hebraico foram introduzidas. Após as reformas de 1849-1850, a faculdade foi libertada de sua função propedêutica e adquiriu uma igualdade com as outras faculdades. Em 1897, as mulheres foram autorizadas a estudar na faculdade de filosofia.

A Faculdade manteve a sua importância nas terras checas, mesmo após a divisão da Universidade de Praga em uma parte Checa e uma parte alemã em 1882. Durante a chamada Primeira República Checoslovaca (1918-1938), a vida da universidade foi moldada especialmente pela secessão da Faculdade de Ciências Naturais em 1920 e pela aquisição de um novo edifício no aterro Vltava - aquele onde você ainda encontrar a maioria dos departamentos e salas de aula. O encerramento da Faculdade pela ocupação nazista, em 1939, foi seguido pela perseguição brutal de professores e alunos. Os produtivas, anos entusiasmados após o final da Segunda Guerra Mundial chegou a um fim violento, em 1948, com o golpe d 'état comunista e os seguintes quarenta anos de regime comunista. A saída forçada de dezenas de professores excepcionais e com a introdução de temas marxistas-leninistas resultou no rápido declínio da investigação e do ensino. As esperanças de uma mudança social generalizada na década de 1960 atrasado, a chamada "Primavera de Praga" durante o qual a Faculdade começou a convidar de volta personalidades importantes da época, como o filósofo Jan Patočka, foram esmagados pela invasão soviética em agosto de 1968. Em janeiro de 1969, Jan Palach, estudante da Faculdade, cometeu suicídio por auto-imolação em protesto político. A praça onde o edifício principal está localizado e da Faculdade de Artes biblioteca central levam seu nome. Após a queda do regime comunista e a saída de seus seguidores comprometidos em 1989, a Faculdade estabeleceu-se mais uma vez como uma das instituições de maior prestígio na área de humanas, tanto na República Checa e na Europa Central.

Nossos ex-alunos e ex-funcionários incluem:

o reformador Igreja e filósofo Jan Hus (c. 1370-1415), cujos pensamentos inspirou Martin Luther o matemático, lógico e filósofo Bernard Bolzano (1781-1848) o linguista Josef Jungmann (1773-1847), um dos criadores da linguagem moderna checa o linguista e orientalista Bedřich Hrozný (1879-1952), decifrador da antiga língua hitita fundadores e membros da influente Praga Círculo Lingüístico, como Vilém Mathesius (1882-1945), Vladimír Skalička (1909-1991), Jan Mukařovský (1891-1975), Bohuslav Havránek (1893-1978) e René Wellek (1903-1995 ) o químico Jaroslav Heyrovský (1890-1967), inventor do método polarographic e ganhador do Prêmio Nobel em 1959 os famosos escritores Alois Jirásek (1851-1930), Karel Čapek (1890-1938), Ladislav Fuks (1923-1994), Josef Škvorecký (1924-2012) e Michal Ajvaz (1949) os políticos Milan Rastislav Stefanik (1880-1919), Tomáš Masaryk (1850-1937) e Edvard Benes (1884-1948), os dois últimos tornaram-se presidentes da Checoslováquia o sociólogo e político Alice MASARYKOVA (1879-1966), fundador da educação social na Checoslováquia o historiador de arte e arqueólogo Ruzena Vacková (1901-1982) Jan Patočka (1907-1977), um dos mais importantes filósofos da Europa Central do século XX, estudante de Martin Heidegger, Edmund Husserl e Eugen Fink Jan Palach (1948-1969), um estudante que se imolou em protesto contra a invasão soviética de 1968 o psicólogo Zdeněk Matějček (1922-2004), autor de estudos inovadores em psicologia infantil

Bolsas de estudo e financiamento

Localizações

  • Prague

    Faculty of Arts Charles University in Prague Jan Palach Square 2 116 38 Prague 1, , Prague

Perguntas