Charles University Third Faculty of Medicine
Introdução
O campus de saúde Vinohrady iniciou seu desenvolvimento no início do século 20, já na periferia da cidade. Em 1902, o Imperador Franz Joseph I inaugurou o Hospital Vinohrady como o principal hospital para os cidadãos dos distritos de Královské Vinohrady e Žižkov. Em 1925 foi inaugurado o Instituto Estadual de Saúde nas proximidades. Ambas as instituições logo começaram a desempenhar papéis importantes no desenvolvimento da saúde em Praga, Boêmia e Tchecoslováquia. Antes da divisão da Faculdade de Medicina em 1953, ambas as instituições serviam para a formação de estudantes de medicina, com base na atividade sistemática de seus destacados quadros.
Do Hospital Vinohrady, estiveram nomeadamente o Prof. de Oftalmologia Josef Janků, o descobridor da toxoplasmose oftálmica (M. Jankumi); Prof. de Cirurgia de Pulmão e Abdominal Emerich Polák; o fundador da cirurgia plástica checa, Prof. František Burian. Após a Segunda Guerra Mundial: o fundador da diabetologia checoslovaca Prof. Jiří Syllaba, um cardiologista famoso Prof. Vratislav Jonáš, o fundador da hematologia pediátrica tcheca Dr. Jiří Janele, Prof. de Neurologia J. Šebek, Prof. de Medicina Forense E. Knobloch ou o Chefe do Instituto Psiquiátrico doc. V. Petráň.
Do quadro do Instituto Estadual de Saúde a saber: Prof. Ivan Honl, que fundou o primeiro Instituto Pasteur terapêutico do território do nosso estado. A equipe deste Instituto participou de vários programas mundiais da Organização Mundial da Saúde após a Segunda Guerra Mundial, entre outros na erradicação global da varíola (Prof. Karel Raška). Com base em uma tradição tão rica, foi possível estabelecer uma nova faculdade de medicina no campus de saúde de Vinohrady.
Nosso corpo docente se refere à tradição dos estudos médicos na Charles University, uma vez que constituiu uma das quatro disciplinas básicas desde sua fundação em 1348. A partir do ano acadêmico de 1882/83, a Faculdade de Medicina, assim como o resto da Universidade, foi dividida em duas partes - alemão e tcheco. Em 17 de novembro de 1939, junto com todas as outras escolas tchecas, a parte tcheca da universidade foi fechada. Essa interrupção temporária da educação tcheca durou até 1945. Então, junto com toda a Universidade Alemã, a Faculdade Alemã de Medicina foi abolida. Sua propriedade foi entregue à Faculdade de Medicina da República Tcheca. Em 1953, o Ministério do Ensino Superior dividiu a Faculdade de Medicina de Praga em três faculdades distintas: a Faculdade de Medicina Geral (incluindo estomatologia), a Faculdade de Pediatria e a Faculdade de Higiene. Esta última foi transformada na atual 3ª Faculdade de Medicina em 1990. O fato de uma nova Faculdade de Higiene independente ter sido criada em 1953 trouxe algumas mudanças fundamentais: esta Faculdade manteve um enfoque médico básico, embora se especializasse nas áreas de higiene e prevenção. Por um lado, esta especialização permitiu desenvolver todos os ramos da higiene na nossa medicina do pós-guerra, mas, por outro lado, restringiu e limitou o âmbito de realização dos alunos na prática clínica.
A instrução médica na era comunista era marcada por uma abordagem bastante formalista e baseada em quadros. Desde novembro de 1989, temos sido capazes de realizar todas as mudanças substanciais na organização do corpo docente, necessárias para a realização do novo currículo e reformas de estudo. O nome da Faculdade foi alterado para 3ª Faculdade de Medicina, Charles University, o que sublinhou o seu enfoque geral principal. Assoc. O Prof. Cyril Höschl, MD, foi o primeiro Reitor da Faculdade eleito nas eleições livres após a revolução de 1989. O Senado Acadêmico foi estabelecido então junto com o Conselho Científico que hoje conta com muitos membros estrangeiros de destaque. Houve competições para todos os cargos de liderança em institutos, clínicas e outros cargos universitários específicos. O currículo foi reestruturado de forma que o plano de estudos reflita a orientação geral do Corpo Docente integrando uma área desenvolvida de disciplinas preventivas. Muitos funcionários de diversas seções do Ministério da Saúde e da Academia de Ciências da República Tcheca estão diretamente envolvidos nas atividades pedagógicas e de pesquisa da Faculdade.
Em setembro de 1992, um novo prédio do corpo docente na rua Ruská foi inaugurado. Abriga a Reitoria, diferentes Departamentos teóricos, Departamentos de Higiene e Assuntos Preventivos e, por último, mas não menos importante, o Centro de Informação Científica, recém-criado em 1992. Em maio de 1991, Sra. Margaret M. Bertrand, uma professora canadense de inglês idioma, fundou um prêmio para o melhor aluno do Corpo Docente a ser concedido anualmente na cerimônia de formatura. As condições de estudo e trabalho científico melhoraram com a inauguração do recém-construído 6º andar do prédio principal da faculdade, em maio de 2000, acomodando, entre outros, o Departamento de Nutrição e laboratórios de química e biologia molecular. Outras melhorias vieram em maio de 2006 com a parte reconstruída da Escola de Enfermagem em Ruská 91, onde o Departamento de Ética Médica, Enfermagem e Línguas Estrangeiras agora está sediado. As visitas dos alunos ao exterior estão se tornando uma parte indelével da instrução na Faculdade. A participação em programas científicos e de pesquisa internacionais e palestras de especialistas estrangeiros permite que o corpo docente abra suas asas e estabeleça novas bolsas científicas mutuamente benéficas. Isso facilita a melhoria da qualidade do material didático, o estudo de novos métodos, procedimentos e abordagens, criando condições técnicas indispensáveis para a obtenção de um nível de ensino superior.
A 3ª Faculdade de Medicina conferiu os seus graus de docência a muitas personalidades de destaque nos últimos três anos, entre as mais proeminentes foram: Prof. Zdeněk Neubauer em biologia, Doc. Ivan M. Havel em inteligência artificial e o Prof. Luboslav Stárka em endocrinologia. Paralelamente, decorreram no recinto da Faculdade várias dezenas de palestras de renomados especialistas estrangeiros. Mencionemos pelo menos o ganhador do Prêmio Nobel de neurofisiologia Prof. J. Eccles, famoso especialista em psiquiatria Prof. P. Grof, e daseins-analítico Prof. Condrau. Conforme proposto pelo Conselho Científico da Faculdade, Sir Karl Raimund Popper (1902–1996), epistemólogo, proponente da sociedade aberta, um dos maiores filósofos do século XX, recebeu o grau de doutor honoris causa em medicina em 25 de maio de 1994. A 3ª Faculdade de Medicina participou da concessão de um doutorado honorário a um dos descobridores do DNA, ganhador do Prêmio Nobel, Prof. James Watson. Da mesma forma, por ocasião do 650º aniversário da fundação da Charles University, sugerimos que outro ganhador do Prêmio Nobel, um neurofisiologista mundialmente conhecido, o professor Huxley da Grã-Bretanha, também recebesse um doutorado honorário em 1998.
MUDr. P. Čech, do nosso corpo docente, iniciou a colocação de placas honoríficas em memória dos vencedores do Prêmio Nobel de Medicina, Sr. e Sra. Cori, em suas casas natais nas ruas Salmovska e Petrska, em Praga, dentro do projeto Praga - Cidade Europeia da Cultura 2000. O a cooperação entre as faculdades individuais da Universidade, em particular as faculdades de medicina, está a aumentar. A Universidade apóia a competição saudável em atividades esportivas entre os docentes, e os alunos também participam de diversos eventos sociais e culturais, não só no país, mas no exterior. A Faculdade publica a revista VITA NOSTRA, refletindo a vida acadêmica da comunidade e representando os diversos lados da Faculdade em dois números funcionalmente distintos: VITA NOSTRA REVUE, uma coleção trimestral de artigos, comentários e reflexões, e VITA NOSTRA SERVIS, um boletim informativo que sai semanalmente. No ano lectivo de 1991/92 a Faculdade acolheu alunos estrangeiros em Medicina Geral com Foco na Prevenção. A língua de ensino é o inglês. Os direitos e deveres do aluno estrangeiro estão estipulados nos contratos celebrados entre o aluno e o Reitor da Faculdade.
As novas exigências da medicina moderna aos médicos reflectem-se no novo currículo de Medicina, que a Faculdade vem implementando desde o ano lectivo de 1996/97.
A base de ensino do 3. LF inclui o Hospital da Faculdade Královské Vinohrady, Centro Psiquiátrico Praha, Hospital Na Bulovce, Hospital Thomayer, Instituto de Assistência Materno-Infantil, Hospital Na Homolce, Hospital Militar Central e Instituto Nacional de Saúde Pública. Especialistas proeminentes da Academia Tcheca de Ciências e do Instituto de Medicina Clínica e Experimental também participam do ensino.