Doutoramento em Investigação Experimental através do Design, da Arte e das Tecnologias
Bolzano, Itália
DURAÇÃO
3 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
11 Jul 2024
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
01 Nov 2024
PROPINAS
EUR 189 / per year
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O programa de doutoramento tem como objetivo formar uma nova geração de investigadores capazes de abraçar as oportunidades oferecidas pela convergência do design, da arte, das ciências sociais, das humanidades e da tecnologia, integrando conhecimentos complexos para enfrentar múltiplos desafios globais a partir de uma perspetiva pós-disciplinar.
O programa de três anos reúne professores de diferentes faculdades da Universidade Livre de Bozen-Bolzano (Design e Arte, Engenharia, Educação e Economia e Gestão) e professores de renome nacional e internacional para propor um modelo de investigação baseado no diálogo e na colaboração entre disciplinas.
O programa proporciona um espaço de reflexão especulativa, crítica e pragmática sobre problemas, soluções potenciais e novas perspectivas conceptuais inspiradas na cultura do design e na produção artística. Integra conhecimentos complexos de design, científicos e sociais e requer o estabelecimento de relações de colaboração com actores humanos, não humanos e mais do que humanos através de métodos interculturais, aprendendo com os outros, abraçando o relativismo cultural e experimentando novas ferramentas e práticas de investigação.
O doutoramento aborda múltiplos desafios globais, convidando os candidatos a doutoramento a investigar questões ambientais, sociais, políticas e culturais através da investigação inter/transdisciplinar e do desenvolvimento de modelos alternativos, experimentais, críticos e exploratórios para gerar novos conhecimentos, promover a transformação eco-social, a justiça social e ambiental, a sustentabilidade, a diversidade, questionar as potencialidades e limitações dos desenvolvimentos e implementações tecnológicos através da abordagem intercultural do design e da arte.
As práticas artísticas e de design podem responder aos rápidos avanços da inteligência artificial, do fabrico inteligente, das tecnologias baseadas em dados e da interação homem-computador através de uma reflexão partilhada sobre modelos sociais e práticas culturais à luz de princípios éticos, inclusivos, culturalmente sensíveis e sustentáveis.
Admissões
Currículo
Os projetos de doutorandos podem focar nos seguintes temas e áreas de pesquisa baseados em Design, Arte, Engenharia da Informação, Ciências Econômico-Sociais e Educação:
- Redefinição crítica da tecnologia no campo ampliado da cultura contemporânea
- Produção de arte e design na era pós-digital
- Pós-humanismo na arte e design
- Etnografia multiespécies em design, arte e tecnologias
- Antropologia sociocultural para design, arte e tecnologias
- Educação em arte e patrimônio cultural por meio de tecnologias digitais
- Tecnologias inteligentes, sociedade e educação
- Design para Património Cultural / Imaterial / Paisagístico
- Design Phygital (físico e digital) e interação
- Projeto, fabricação e caracterização de materiais inteligentes e componentes eletrônicos
- Design de interação e materiais inteligentes
- Futuro do design de interação e da comunicação transmídia
- Interação Humano-Computador Crítica e Sustentável
- Democratização da tecnologia
- Diversidade e justiça social nas/com tecnologias
- Metodologias multidisciplinares para territórios e formulação de políticas
- Design para equidade e inclusão de género
- Economia Circular e Ciclos de Materiais de Base Biológica
- Materiais e práticas sustentáveis de bricolage
- Biodesign com Microrganismos e Sistemas Vivos
Estes tópicos referem-se tanto a projetos de investigação interdisciplinares e transdisciplinares estabelecidos, como aos perfis de membros individuais da Comissão Científica.
The stages of the PhD
No primeiro ano, além de adquirirem conhecimentos sobre métodos de investigação centrados no ser humano, no design e na arte, os alunos serão envolvidos em atividades de seminário para compreender a investigação académica, incluindo questões éticas, de género e de privacidade, bem como estudos bibliométricos e não -sistemas de avaliação bibliométrica. Uma vertente essencial da atividade formativa será a aquisição de competências técnico-operacionais através da investigação laboratorial e de campo, numa abordagem de aprendizagem prática e hands-on, além de conhecimentos teóricos básicos.
A partir do segundo ano, os alunos passarão um período no exterior (mínimo 3 meses e máximo de 12 meses) em outra universidade e/ou laboratório de pesquisa, empresa ou instituição cultural, e participarão/co-organizarão workshops de pesquisa transdisciplinares.
O terceiro ano é dedicado à finalização do projeto de investigação, das atividades de design e artísticas, dos protótipos no caso de projetos práticos e tecnológicos, ou do enquadramento teórico-crítico no caso de projetos mais especulativos, bem como à redação da tese e à conclusão das atividades de divulgação. .
No final de cada ano, os alunos devem apresentar as suas atividades, projetos e resultados à Comissão Científica, que examina e avalia os trabalhos individuais, faz recomendações e aprova a progressão para o ano seguinte.