Keystone logo
© Carrianna Field
Oñati International Institute For The Sociology Of Law

Oñati International Institute For The Sociology Of Law

Oñati International Institute For The Sociology Of Law

Introdução

O Comitê de Pesquisa em Sociologia do Direito e o Governo do País Basco da Associação Internacional de Sociologia estabeleceu o Instituto Internacional de Sociologia do Direito em Oñati , Gipuzkoa, Espanha em 1988. Desde o início, o Instituto criou vínculos acadêmicos e relações de colaboração com vários Universidades europeias e não europeias, oferecendo instalações para seminários, workshops, visitantes e pesquisa bibliográfica. Como resultado, o Instituto cresceu e se tornou uma base importante para a rede global de acadêmicos que trabalham com questões jurídicas e de ciências sociais.

O Instituto é dirigido por um Diretor Científico rotativo, o administrador acadêmico sênior (André-Jean Arnaud, 1989-91; Paavo Uusitalo, 1991-92; Rogelio Pérez Perdomo, 1992-93; Roberto Bergalli , 1993-95; Johannes Feest, 1995 -97; Jacek Kurczewski, 1997-98; Pierre Guibentif , 1998-00; William Felstiner , 2000-2002; Manuel Calvo-García, 2002-2003; Volkmar Gessner, 2003-2005; Joxerramon Bengoetxea, 2005-2007; Carlos Lista, 2007-2009; Sol Picciotto 2009-2011; Angela Melville 2011-2013; Adam Czarnota 2013-2016; Vincenzo Ferrari 2016-2018, Noé Cornago 2018-2020, Martin Ramstedt 2020-2022). O diretor científico torna-se professor visitante da Universidad del País Vasco e, auxiliado por vários comitês do Conselho, supervisiona os programas de ensino e oficinas, o desenvolvimento da biblioteca, as relações com universidades bascos e publicações do Instituto. O Diretor Administrativo é Maite Elorza Plazaola .

O Mestrado Internacional do Instituto em Sociologia do Direito admite até 20 alunos anualmente, geralmente de uma dúzia de países ao redor do mundo: até o momento, os alunos vêm de 55 países. Os cursos, que duram duas semanas cada, de setembro a março, são ministrados por especialistas de renome, também de todo o mundo. De abril a setembro os alunos pesquisam e redigem uma tese, sob orientação de especialistas, sendo o melhor dessas teses publicado.

A Biblioteca sócio-jurídica do Instituto, uma das mais extensas da Europa, contém importantes coleções em inglês e espanhol e materiais significativos em francês, alemão e italiano. A Biblioteca cataloga não só livros, mas também capítulos individuais e artigos da área sócio-jurídica, e o Catálogo é acessível abertamente pela Internet. O Instituto recebe visitantes de todos os níveis, desde o doutorado e pós-doutorado até pesquisadores experientes, e oferece bolsas de residência especialmente para alunos de doutorado.

De abril a julho são realizados workshops semanais, resultado de um concurso de candidatos que propõem temas e convidam os participantes, enquanto o Instituto cuida dos preparativos locais. Os workshops reúnem os principais acadêmicos, profissionais e ativistas internacionais para discussões intensivas, cujos resultados são geralmente publicados em uma das séries de livros vinculadas ao Instituto ou no jornal internacional on-line Oñati Socio-Legal Series. Outras reuniões também podem ser realizadas mediante solicitação.

O Instituto está instalado em um edifício renascentista espanhol concluído em 1543 como uma escola universitária de direito. O prédio, cedido pelo governo provincial (" Diputación Foral") de Gipuzkoa, foi reformado para acomodar a biblioteca, escritórios administrativos, salas de reuniões e aulas e um centro de vídeo . Este edifício está situado no coração da antiga Oñati , a poucos passos de outro que oferece alojamento a alunos, professores e aos que frequentam as oficinas do Instituto. Esta residência do século XVIII, o Palacio Antía, disponibilizada pela cidade de Oñati , também foi recentemente renovada e oferece quartos comuns para atividades sociais, bem como acomodações confortáveis e modernas.

Localizações

  • Oñati

    Av de Unibertsitate,8, 20560, Oñati

    Perguntas