História
Logo após o fim da ocupação alemã da Grécia, a questão do estabelecimento de uma Universidade em Creta foi levantada e atingiu seu auge durante a década de 1960. Em 1977, o Primeiro Ministro Konstantinos Karamanlis, após uma demanda pública unânime, aprovou o estabelecimento de uma Universidade com faculdades em Heraklion e Rethymnon e o estabelecimento de uma Universidade Técnica em Chania . O Technical University of Crete foi estabelecido pela Lei 545/77 sobre o “Estabelecimento de uma Instituição Tecnológica sob o título Technical University of Crete e outras disposições”. Em 17 de julho de 1977, o primeiro Comitê Executivo da Instituição reuniu-se sob a presidência do Professor Perikles Theoharis e na presença do então Ministro da Educação Nacional G. Rallis , composto pelo Prefeito da Cidade de Chania e pelo Presidente da Western Seção de Creta da Câmara Técnica da Grécia. A principal tarefa deste primeiro Comitê Executivo em 1977 foi encontrar um terreno para a construção de instalações universitárias permanentes, iniciando o processo de expropriação de 350 hectares de terra. Vale destacar, neste ponto, o imenso apoio da comunidade local neste assunto.
Em 1984, os primeiros membros do corpo docente foram nomeados. Durante o ano letivo de 1984-85, o Departamento de Engenharia de Produção e Gestão iniciou o seu programa educacional e admitiu seus primeiros 120 alunos junto com o Departamento de Ciências. O Departamento de Engenharia de Recursos Minerais seguiu em 1987-88 e o Departamento de Engenharia Eletrônica e Computadores em 1990-91. Mais tarde, e após a independência da Universidade, o Departamento de Engenharia Química tornou-se um Departamento de Engenharia Ambiental e admitiu seus primeiros alunos em 1997. Finalmente, em 2004, o Departamento de Engenharia de Arquitetura foi criado e deu as boas-vindas aos seus primeiros alunos. Em setembro de 1989, o novo Comitê Executivo, presidido pelo Professor da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Sr. Ioannis Tegopoulos, juntamente com os Professores do Technical University of Crete Sr. Antonis Foskolos e Sr. Joachim Gryspolakis como vice-presidentes, decidiu mudar a orientação do ordenamento do território da expansão da universidade. A política implementada possibilitou a hospedagem de todos os departamentos acadêmicos dentro do campus de Akrotiri, o que ofereceu a possibilidade de construção de salas de aula, laboratórios e infra-estrutura adequados que os requisitos modernos ditam para uma Universidade Técnica.
Desde 1993, o Technical University of Crete tem feito um progresso contínuo e significativo. A alta qualidade do corpo docente, dos parceiros científicos e do pessoal administrativo e técnico garantem o crescimento futuro da Universidade. O campus é certamente um dos melhores da Grécia, com salas de aula modernas e instalações de pesquisa, biblioteca, residência estudantil, restaurante e áreas de lazer. Novos departamentos estão programados para o futuro e, ao mesmo tempo, a contribuição do Technical University of Crete na pesquisa é amplamente apreciada, já que a Instituição é agora reconhecida como uma das instituições de pesquisa mais prestigiadas na Grécia, com centenas de programas de pesquisa em andamento. O Technical University of Crete é agora reconhecido como uma instituição educacional e de pesquisa na Grécia e internacionalmente e pode, portanto, vislumbrar com grande otimismo seu futuro.
Metas Futuras
- Ênfase na oferta de educação de alta qualidade (taxas de desemprego de graduados da TUC entre 3 e 4%, emprego pela primeira vez 1 a 6 meses após a graduação)
- Realizando pesquisas inovadoras (a Technical University of Crete é uma das duas universidades mais ativas do país com o maior número de resultados de pesquisa)
- Criação de um Pólo Regional de Inovação e Parque Tecnológico
- Esforço no apoio à inovação (por meio de incubadoras)
- Organização de seminários para a proliferação de tecnologia e inovação
- Cooperação com as autoridades locais na resolução de problemas ambientais e organizacionais, etc.
Campus
O campus é, sem dúvida, o coração do TUC: alunos, professores, técnicos de laboratório, funcionários administrativos, todos se reúnem no campus diariamente. Os pontos de referência comuns a todos os alunos são a Biblioteca, o Centro de Informática e Comunicações, o Salão das Residências, o Restaurante Universitário e Cafetarias, bem como as Instalações Desportivas. E porque o seu tempo como aluno não deve ser gasto apenas com livros e estudos, certifique-se de descobrir uma vida fora das salas de aula e salas de aula, ainda mais, interessante e emocionante, participando de um dos grupos e associações estudantis (culturais e políticas ), que deu o tom no campus!