Doutorado em Energias Renováveis e Sustentabilidade Energética
Santiago de Compostela, Espanha
DURAÇÃO
3 Years
LÍNGUAS
Espanhol, Galego
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2024
PROPINAS
EUR 200 / per year
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
A energia é essencial para a organização da sociedade, para o transporte, para manter a temperatura adequada em nossas casas no inverno e no verão, e para o funcionamento de indústrias, fazendas e escritórios. Apesar de tudo, muitos recursos energéticos são finitos e, em níveis mais elevados, o consumo de energia é, em geral, fonte de poluição.
A sustentabilidade do meio natural e a necessidade de garantir a segurança do abastecimento exigem menos combustíveis fósseis, utilizando-os de forma mais inteligente e desenvolvendo alternativas. Este Programa de Doutoramento nasceu com um espírito profundamente interdisciplinar, partindo da colaboração entre catorze departamentos desta Universidade, sendo um dos seus objectivos básicos a integração dos restantes departamentos ou instituições que se dedicam ao domínio das energias renováveis. Comunidade Autônoma. Os objetivos gerais deste doutorado são formar profissionais especializados na área das energias renováveis e da sustentabilidade para responder às necessidades da sociedade nesta área. Os médicos serão profissionais que poderão exercer uma função tanto empresarial como académica. Paralelamente, pretende-se cobrir a necessidade de investigadores especialistas em energias renováveis e sustentabilidade que possam exercer o seu papel de investigador no domínio da eficiência energética e das diferentes energias renováveis. Esta preparação multidisciplinar incide sobretudo em temas como energia solar, biomassa, agroenergia e energia eólica e das marés, entre outros. Um projeto global seria formulado que incluiria desde o projeto técnico das instalações até a modelagem realista do processo, a avaliação do tempo de retorno, o estudo da eficiência e viabilidade energética, sua sustentabilidade energética e, neste último caso, a construção de um sistema energético e seu subsequente controle de qualidade e monitoramento.
Linhas de investigação
- Ondas, marés e vento offshore
- Sistemas de energia solar e armazenamento
- Aplicações de energia distribuída e energia sustentável
- Caracterização e recuperação de biocombustíveis e biolubrificantes de biomassa
- Manejo energético sustentável de sistemas agroflorestais
- Física ambiental: modelagem e estudo da dinâmica de sistemas geofísicos: atmosfera, oceano, solo-vegetação e águas subterrâneas e superficiais
Galeria
Alunos ideais
O perfil de ingresso no Programa de Doutoramento em Energias Renováveis e Sustentabilidade Energética, sem complementos de formação, será geralmente a partir dos estudos de Mestrado:
- Ramo de Ciências: Mestrado em Aquicultura; Mestrado em Biodiversidade e conservação do ambiente natural; Mestre em Biologia Marinha; Mestre em Biotecnologia; Mestre em Ciência e Tecnologia de Colóides e Interfaces; Mestre em Ciência e Tecnologia de Materiais; Mestrado em Energias Renováveis; Mestre em Engenharia Matemática; Mestre em Física Nuclear e de Partículas e suas aplicações tecnológicas e médicas; Mestre em Fotônica e Tecnologias Laser; Mestre em Matemática; Mestre em Meio Ambiente e Recursos Naturais; Mestre em Química Avançada; Mestre em Química Orgânica; Mestre em Química Teórica e Modelagem Computacional; Mestre em Técnicas Estatísticas.
- Ramo de Ciências da Saúde: Mestrado em Prevenção de Riscos Laborais e Saúde Ambiental.
- Ramo de Engenharia e Arquitetura: Mestrado em Computação de Alto Desempenho; Mestrado em Gestão de Projetos; Mestre em Engenharia Ambiental; Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Ambientais; Mestrado em Engenharia de Desenvolvimento Rural; Mestre em Investigação Agrária e Florestal; Mestre em Tecnologia da Informação; Mestrado em Gestão Sustentável de Terras e Territórios.
- Ramo das Ciências Sociais e Jurídicas: Mestrado em Direito das Administrações e Instituições Públicas; Mestre em Gestão Empresarial; Mestre em Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Por analogia com os indicados, quaisquer outros mestrados oficiais ministrados por outras universidades espanholas ou estrangeiras.
Os estudantes do Ramo de Ciências da Saúde e do Ramo de Ciências Sociais e Jurídicas que não tenham realizado estes mestrados deverão cursar as seguintes disciplinas do Mestrado em Energias Renováveis:
- Tecnologias de Produção (3 ECTS)
- Arquitetura Bioclimática e Urbanismo (3 ECTS)
- Economia e Energia: consumo, recursos disponíveis, modelo económico e sustentável (3 ECTS)
- Gestão de Projetos de Energias Renováveis e Auditorias Energéticas (3 ECTS)
- Além disso, deverá realizar um trabalho de investigação supervisionado sobre um tema a definir pela Comissão Académica do Doutoramento (3 ECTS).
Admissões
Currículo
actividades de formação
- Participação em cursos de verão E1051A01
- Participação em conferências E1051A02
- Publicação de artigos de pesquisa E1051A03
- Participação em treinamentos e/ou seminários empresariais E1051A04
- Fique em centros de pesquisa E1051A05
Complementos de treinamento
- Economia e energia: consumo, recursos disponíveis, modelo económico e sustentabilidade P1053113
- Gestão de projetos de energias renováveis e auditorias energéticas P1053114
- Tecnologias de produção P1053207
- Arquitetura bioclimática e planejamento urbano P1053210
Resultado do programa
A energia é essencial para a organização da sociedade, para os transportes manterem a temperatura adequada nas nossas casas no inverno ou no verão e para o funcionamento da indústria, das operações agrícolas e dos escritórios. Apesar de tudo, muitos recursos energéticos são finitos e, além disso, o consumo de energia é, em geral, uma fonte de poluição.
A sustentabilidade ambiental e a necessidade de garantir a segurança do abastecimento exigem a utilização de menos combustíveis fósseis, a sua utilização de forma mais inteligente e o desenvolvimento de alternativas. Este programa de doutoramento nasceu com um espírito profundamente interdisciplinar, partindo da colaboração entre catorze departamentos desta Universidade, sendo um dos seus objetivos básicos a integração dos restantes departamentos ou instituições que estão envolvidos na área das Energias Renováveis. Comunidade Autônoma.
Os objetivos gerais deste doutoramento são formar profissionais especialistas na área das energias renováveis e da sustentabilidade, para cobrir as necessidades da sociedade neste domínio. Os médicos serão profissionais aptos a realizar trabalhos tanto empresariais quanto acadêmicos. Simultaneamente, pretende-se colmatar a necessidade de investigadores especializados em energias renováveis e sustentabilidade que possam desenvolver o seu trabalho de investigação na área da eficiência energética e das diferentes energias renováveis.
O programa será, portanto, fundamental para a formação de investigadores altamente especializados que abranjam os principais aspectos das energias renováveis e da sustentabilidade para a realização dos seus trabalhos de investigação no domínio da eficiência energética e das diferentes energias renováveis.
Esta preparação multidisciplinar centra-se em particular em temas como energia solar, biomassa, agroenergia e energia eólica e das marés, entre outros. Seria proposto um projeto global que incluísse o desenho técnico de instalações através da modelagem de processos realistas, a avaliação do tempo de retorno, o estudo da eficiência e viabilidade energética, sua sustentabilidade energética e, em último caso, a construção de um sistema energético sistema e seu posterior controle de qualidade e monitoramento.
Vale ressaltar que atualmente temos no programa um professor da Universidade de Plymouth (Reino Unido) e professores de subsidiárias estrangeiras de diversas empresas multinacionais. Além disso, tentaremos aderir a acordos de colaboração com instituições internacionais de ensino e/ou pesquisa e o caso do Programa “Ciência sem Fronteiras”, assinado entre a USC e o Brasil.