Doutorado em Gestão Sustentável de Terras e Territórios
Lugo, Espanha
DURAÇÃO
3 Years
LÍNGUAS
Espanhol, Galego
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
EUR 200 / per year
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
A importância do uso sustentável dos recursos naturais pela sociedade, e em particular do solo, e o desenvolvimento de instrumentos de gestão fundiária eficientes, bem como o desenho de estratégias de desenvolvimento territorial que permitam conservar os recursos naturais e as funções dos ecossistemas requerem pesquisas para avançar no desenvolvimento de melhores instrumentos, técnicas, teorias e modelos.
apresentação
A formação em investigação é um elemento fundamental para conduzir a vocação de investigação e avançar no conhecimento e desenvolvimento de resultados aplicados pelos alunos que concluíram a formação de mestrado nas diferentes disciplinas que estudam o território. É nesta área que a palavra parceria assume especial relevância. Se o desenvolvimento territorial está em grande medida condicionado pela capacidade dos diferentes agentes e escalas de cooperar e tirar partido das sinergias existentes, este torna-se um elemento chave que inspira e justifica este programa de doutoramento.
A investigação, a inovação pró-ativa e a ação devem andar de mãos dadas nesta área para que os processos de reflexão, aprendizagem e descoberta representem em si motores de mudança e adaptação territorial. É preciso ir além dos programas estanques e "puros" para, por meio da hibridização com o campo do desenvolvimento e da execução, favorecer sua transdisciplinaridade, retroalimentação social e econômica e sua permeabilidade. É assim que novos paradigmas de gestão e distribuição dos recursos territoriais podem ser delineados.
Dado que não existe uma oferta académica e de investigação desta natureza a nível regional e nacional, é uma oferta inovadora à escala europeia, sendo uma oportunidade para oferecer um programa de pós-graduação que permite a investigação em áreas de conhecimento de ponta com uma abordagem interdisciplinar, para além de inovar na procura de soluções para os problemas da gestão do solo como recurso, ordenamento do território e gestão territorial a diferentes escalas, desde o lote a grandes regiões como a União Europeia, bem como para atrair pesquisadores do resto do estado, europeus e do mundo.
Galeria
Alunos ideais
Perfil
Sem suplementos de treino:
- Mestrado em Gestão Sustentável de Terras e Territórios oferecido pela USC
- Mestrado em Extensão Rural oferecido pela Universidade Federal de Viçosa (Brasil).
- Alunos com diploma DEA obtido por meio do Programa de Engenharia para Desenvolvimento Rural do Departamento de Engenharia Agroflorestal da USC.
Outros perfis:
No caso de outros tipos de perfis diferentes dos anteriores, a Comissão Acadêmica avaliará cada caso individualmente. Será considerada a possibilidade de exigência de complementos de treino (máximo até 15 ECTS).
No caso de outros perfis que não tenham concluído o grau de mestre, será necessária uma equivalência de formação em créditos de investigação, pelo menos igual aos do mestrado que dá acesso direto, que será de 60 ECTS.