Doutoramento em Riscos Naturais e Redução de Risco de Desastres
Camerino, Itália
DURAÇÃO
3 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O novo programa doutoral associado a Riscos " Naturais e Redução de Risco de Desastres " foi desenvolvido com base na experiência adquirida pelas entidades proponentes no âmbito do Consórcio " de Investigação, Inovação e Formação REDUPUTing risks of Natural Disaster Disaster - REDI "
Conforme indicado pelo Sendai Framework for Disaster Risk Reduction (United Nations General Assembly, 2015), a redução do risco de desastres baseia-se num processo representado por atividades consequentes definidas em prioridades específicas:
- Prioridade 1. Compreender o risco de desastres;
- Prioridade 2. Reforço da governação do risco de desastres;
- Prioridade 3. Investir na redução do risco de desastres para a resiliência;
- Prioridade 4. Melhorar a preparação para desastres para uma resposta eficaz e " recuperar melhor a recuperação " em recuperação, reabilitação e reconstrução.
Cada uma destas " prioridades, " e ainda mais, o processo como um todo, requer conhecimentos e competências que possam ligar diversas disciplinas com métodos transversais e abordar eficazmente aspetos interativos no domínio das ciências da terra, engenharia, planeamento urbano e paisagístico, proteção civil, ciências da saúde, humanidades, ciências sociais, economia e direito.
A incapacidade de desenvolver um processo eficaz de redução do risco associado aos acontecimentos naturais é dramaticamente evidente em Itália. Só em relação aos sismos, desde o terramoto de Belice até aos dias de hoje, além das centenas de vítimas, os danos estão avaliados em 190 mil milhões de euros. Além disso, os processos de reconstrução têm sido extremamente lentos e muitas vezes ineficazes. Atualmente, estão em curso sete reconstruções, cada uma com um " modelo próprio, " com regras e procedimentos diferentes. A formação de novas figuras científicas e profissionais capazes de trabalhar sinergicamente sobre as " prioridades " indicadas pelo Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Desastres, com uma clara compreensão do processo global, pode ajudar a ultrapassar esta profunda lacuna entre as necessidades concretas de prevenção e as ações implementadas pelo Estado a nível nacional, regional e local.
A abordagem adotada pelo programa doutoral é, portanto, holística. As inscrições serão abertas a estudantes de diferentes áreas disciplinares e, a título doloso, oferecerá apenas um currículo de doutoramento. Será tarefa do corpo docente excelente e interdisciplinar identificar o orientador mais adequado para os diferentes tópicos de investigação de projetos individuais, os quais podem incluir: i) fenómenos naturais (sismos, vulcões, desastres hidrogeológicos, tsunamis) e a perigosidade associada em termos de energia, períodos de retorno e previsibilidade; ii) sistema sísmico inovador para reduzir a vulnerabilidade de edifícios, infraestruturas e património cultural; iii) a exposição comunitária e a fragilidade social e económica; iv) urbano e paisagístico planeamento, protecção civil e instrumentos reguladores eficazes para a reconstrução; v) medidas estruturais e não estruturais essenciais para a redução do risco de catástrofes, melhorando a capacidade económica, social, sanitária e cultural das comunidades; vi) o desenvolvimento económico das zonas afectadas, incluindo as políticas de reconstrução. A organização de seminários dedicados e de uma escola anual de outono permitirá a interação científica necessária para uma preparação adequada na identificação de ações eficazes de redução do risco associado a eventos naturais.
A parceria do programa, representada pelas entidades proponentes, juntamente com a diversidade de conhecimentos e afiliações dentro do corpo docente, proporcionará aos alunos todas as ferramentas necessárias para a sua formação abrangente e eficaz, capacitando-os para enfrentar os grandes desafios científicos e tecnológicos do futuro no domínio da redução dos riscos associados a eventos naturais.