
Doutoramento em Educação in
Doutorado Internacional em Engenharia Civil e Ambiental
University of Florence

Informação chave
Localização do campus
Florence, Itália
Línguas
Inglês
Formato de estudo
Misturado
Duração
3 anos
Frequência
Tempo integral
Propinas
Contactar Escola
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
Contactar Escola
Introdução
O programa de doutoramento (de acordo com o italiano Dottorato di Ricerca) é uma qualificação académica de pós-graduação. Representa a implementação do 3º ciclo de ensino e formação para a investigação (de acordo com o acordo de Bolonha) no sistema académico italiano e proporciona as capacidades e competências necessárias para a realização de investigação altamente qualificada em universidades, instituições públicas e empresas privadas. Também oferece uma educação profissional superior e orientada para a investigação para gerir e liderar o desenvolvimento técnico para grandes empresas e empreendimentos, a nível nacional e europeu/internacional.
O objetivo geral é a formação de pesquisadores e especialistas nos aspectos inovadores relacionados à área de Engenharia Civil e Ambiental.
Uma breve revisão histórica
A preparação começou numa reunião bilateral realizada em Villa Vigoni em 1999 e após 2 anos o programa conjunto de doutoramento internacional Università di Firenze – TU Braunschweig foi inicialmente resolvido num tópico específico relacionado com “Gestão de riscos no ambiente construído” por iniciativa tomada pelas duas Universidades com o respetivo apoio dado por:
- MIUR (Ministero Università e Ricerca de Itália) através das suas medidas de internacionalização para a concessão de cursos de doutoramento internacionais (programas Interlink 1998-2000, art. 7 DM 21/6/1999);
- DFG (Deutsche Forschungsgemeinschaft, Bonn) através da bolsa GRK 802 (2002-2011)
O programa foi altamente apoiado pela DFG alemã, uma vez que representou o único conducente a um grau de doutoramento conjunto financiado bilateralmente por uma organização italiana e uma organização alemã.
Em 2010, a Região Toscana lançou um concurso às suas Universidades para a concessão de bolsas de estudo para programas internacionais de doutoramento (Progetto PEGASO). Após a primeira candidatura bem sucedida em 2011, este foi o início do apoio anual da administração regional à internacionalização da formação para a investigação nas Universidades da Toscana. Posteriormente, o projecto PEGASO tem apoiado e concedido, todos os anos, bolsas de estudo até 5,3 anos, com a condição de frequência de um programa verdadeiramente internacional (ou seja, tutoria bilateral, exame final único perante um painel conjunto, realização de um ou duplo diploma, estadia de pesquisa de 12 meses na instituição parceira estrangeira, etc.).
Após o término do GRK 802 em 2012, várias outras universidades europeias aderiram ao programa por meio de acordos individuais de co-tutela. Hoje em dia, mais de 10 universidades técnicas ou escolas de engenharia líderes na Europa e no exterior (além da TU Braunschweig) estão em rede com as Universidades de Florença e Pisa para conceder um diploma conjunto ou duplo aos bolsistas do programa InDICEE.
Admissões
Bolsas de estudo e financiamento
O Conselho Académico de cada curso, com base na lista de alunos inscritos, procede à atribuição de bolsas. O valor anual da bolsa é de € 16.243,00, com desembolso em prestações mensais diferidas (o pagamento é efetuado no último dia não útil do mês).
O valor da bolsa é acrescido de 50% por quaisquer períodos autorizados de permanência no estrangeiro para atividades de investigação relacionadas com o projeto de tese, até ao máximo de 18 meses.
A este valor acresce, para o primeiro, segundo e terceiro ano do curso, o orçamento para atividades de investigação na Itália e no estrangeiro igual a 10% do valor da bolsa, num valor mínimo de € 4.872,90.
Os bolsistas são obrigados a se cadastrar no INPS (Instituto Nacional de Segurança Social).
Os estudantes de doutoramento admitidos pelo Conselho Académico para o ano seguinte do curso receberão instruções sobre como efetuar a inscrição por email da Secretaria do Doutoramento.
Currículo
O curso de doutoramento está articulado em três planos curriculares:
Mecânica de sólidos, fluidos e materiais
- Uma metodologia de orçamento de plástico para modelar Pathways , degradação e armazenamento de plástico em rios, áreas costeiras e mar aberto
- Hidromorfodinâmica de rios e interações com vegetação, pontes e diques
- Modelos analíticos, computacionais e probabilísticos para alvenarias e estruturas de alvenaria
- Métodos inovadores em mecânica computacional
- Modelagem, testes experimentais e projeto de materiais e metamateriais para uso estrutural
- Materiais micro e nanoestruturados
- Modelos experimentais, analíticos e numéricos para compósitos
- Materiais e estruturas inteligentes
Projeto, verificação e controle de construção
- Análise de resposta sísmica geotécnica numérica não determinística do local
- Sustentabilidade energética, inovação tecnológica e segurança de novos edifícios e do património edificado existente
- BIM para digitalização do processo de construção e construção
- Materiais, equipamentos e tecnologias para infraestruturas de transporte.
- Fluxo de trabalho experimental através de software gratuito e de código aberto para a criação de uma plataforma não convencional para superar os limites do GIS e do BIM na gestão do patrimônio construído
- Estudo e desenvolvimento de abordagens baseadas em Machine Learning para Monitoramento da Integridade Estrutural de construções históricas
- Estruturas contemporâneas e históricas: avaliação, modelagem, retrofit e monitoramento
- Modelagem experimental e numérica de interações vento-estrutura
- Modelos mecânicos e numéricos para estruturas de aço e concreto armado
- Avaliação de risco e resiliência de redes de pontes existentes
- Soluções inovadoras para construções anti-sísmicas
Meio ambiente, recursos e segurança
- Metodologias para estudo e gestão do Nexo Água – Energia – Alimentos – Ecossistemas
- Métodos probabilísticos para avaliação dos efeitos da liquefação sísmica.
- Gestão de múltiplos riscos e adaptação às alterações climáticas em hotspots urbanos.
- Métodos inovadores em mecânica computacional
- Compostagem de Resíduos Orgânicos e Bioplásticos
- Ferramentas, métodos e modelos para projetar, avaliar, planejar, desenvolver e explorar serviços e tecnologias de mobilidade e transporte, incluindo ITS e mobilidade automatizada
- Sistemas de segurança, fatores humanos, usuários vulneráveis das estradas e estradas seguras
- Integração de técnicas de correlação de imagens digitais e levantamentos fotogramétricos de UAV para monitoramento avançado de instabilidade de taludes
- Posicionamento onipresente/interno, navegação e fusão de sensores
- Engenharia Renovável Costeira, Offshore e Marinha
- Recuperação de recursos e energia de águas residuais e resíduos'