A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sedeada em Vila Real, mais conhecida por UTAD, é uma instituição orientada para a criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência. Situada numa região em desenvolvimento, fomenta o empreendedorismo, em estreita relação com a comunidade, seus organismos, instituições e tecido empresarial, aprofunda o conhecimento científico, desenvolve tecnologia e promove a inovação, procurando responder aos problemas e desafios de âmbito global, nacional e regional.

Instalada num eco-campus que integra um dos maiores Jardins Botânicos da Europa, possui instalações modernas, bibliotecas, laboratórios, serviços on-line, equipamentos desportivos e oferece múltiplas oportunidades nos campos desportivo e cultural, acessíveis aos seus estudantes, docentes e investigadores e demais trabalhadores, bem como à comunidade em geral.

Dispõe de Serviços de Ação Social que primam pela excelência, permitindo o acesso a bolsas de estudo, residências universitárias modernas, cantinas, restaurantes, salas de informática, e apoio nas áreas da medicina, psicologia e nutrição. Os estudantes da UTAD são ativos importantes na vida académica.

A história da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) começa a desenhar-se em 6 de junho de 1973, data em que se apreciou uma proposta que mencionava já a criação do então Instituto Politécnico de Vila Real (IPVR). Menos de um ano depois, em 2 de março de 1974, tomava posse a primeira comissão instaladora deste Instituto, e em 2 de dezembro de 1975 tinha início o primeiro ano letivo, com os cursos de bacharelato em Produção Vegetal, Produção Animal e Produção Florestal.

Em 14 de setembro de 1979, o IPVR foi elevado a Instituto Universitário, adotando a designação de Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (IUTAD). Menos de 10 anos de depois, em face do reconhecimento da sua intensa atividade nos domínios do ensino e da investigação científica e tecnológica, ascendeu à categoria de Universidade, a 22 de Março de 1986. Estava assim criada a UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Embora sendo uma das universidades mais jovens do país ganhou, no panorama universitário nacional e internacional, um espaço reconhecido como centro académico de inovação e qualidade, com uma visão estratégica para o futuro que contempla também o desenvolvimento da região onde está integrada.

A preocupação com o desenvolvimento regional tem vindo a ser sobretudo focada na transferência do conhecimento, com efeito na competitividade e atratividade dos territórios, de que são exemplos o Parque de Ciência e Tecnologia - “Regia Douro Park” -, e o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho, mas também na criação de espaços de pré-incubação de empresas, incentivando o empreendedorismo e promovendo as ligações ao mundo empresarial como fonte potencial de inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

O plano estratégico para o quadriénio 2017-2021, assumiu uma ambição de se renovar, potenciar todos os seus recursos e reafirmar o seu papel como instituição de referência e agente de coesão territorial. Mas, afirmando-se também como Eco-Universidade, funcionando num eco-campus com gestão ambiental exemplar, onde podem ser observadas espécies vindas dos quatro cantos do mundo.

Os estudantes, oriundos de mais de 40 países dispõem de um vasto leque de cursos ministrados em quatro escolas de natureza universitária - Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Humanas e Sociais, Ciências e Tecnologia e Ciências da Vida e do Ambiente -, e uma escola de natureza politécnica - Escola Superior de Saúde -, bem como de um amplo conjunto de infraestruturas de qualidade.

A oferta educativa inclui os cursos conferentes de grau académico promovidos e coordenados pelas Escolas, nomeadamente 32 de 1º ciclo, 3 de mestrado integrado, 41 de 2º ciclo (mestrado) e 19 de 3º ciclo (doutoramento). O Colégio Doutoral, unidade transversal de ensino e investigação, assume a coordenação das atividades de ensino e investigação ao nível doutoramento e formação avançada, em estreita articulação com as Escolas e os centros de investigação

A UTAD acolhe também seis centros de investigação e oito polos de centros de investigação das Universidades de Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Lisboa, Minho e Porto, reconhecidos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O QUE NOS DISTINGUE

  1. A primeira instituição de ensino superior do interior Norte de Portugal;
  2. Nasceu como escola Politécnica agrária em 1973 e cresceu como Universidade, oferecendo hoje cerca de 100 formações de licenciatura, mestrado e doutoramento;
  3. Desenvolve investigação e promove a valorização do conhecimento e a inovação, através de centros de investigação inseridos na rede nacional e com amplas ligações internacionais;
  4. Cimentou a relação com a cidade de Vila Real e toda a região, envolvendo-se intensamente no seu desenvolvimento;
  5. Transformou uma antiga exploração agrícola num campus que é um dos maiores jardins botânicos da Europa, onde podemos observar espécies vindas dos quatro cantos do mundo;
  6. Possui instalações modernas, bibliotecas, laboratórios, serviços on-line, equipamentos desportivos e oferece múltiplas oportunidades no campo desportivo e cultural;
  7. É um ecossistema de aprendizagem feito de saberes pluridisciplinares e uma escola que preza as relações de proximidade entre os mais de 500 professores e os 7000 estudantes oriundos de Portugal e de cerca de 40 países;
  8. Está numa cidade segura, com fáceis ligações ao país e estrangeiro, e com elevada qualidade de vida;
  9. Oferece Serviços de Ação Social que primam pela excelência, com residências universitárias modernas, cantinas, restaurantes, sala de informática, acesso a bolsas de estudo e apoio nas áreas da medicina, psicologia e nutrição;
  10. Trabalha em rede com as universidades de Portugal, da Europa e do Mundo, integrando vários consórcios e promovendo ativamente projetos em parceria.
Programas ministrados em:
Portuguese (Portugal)

Esta escola também oferece:

Doutorado

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Objetivos: — possibilitar aos doutorandos uma formação específica e atualizada na área dos Estudos Culturais alicerçada na teorização contemporânea; — promover uma ... [+]

Objetivos possibilitar aos doutorandos uma formação específica e atualizada na área dos Estudos Culturais alicerçada na teorização contemporânea; promover uma formação especializada em Estudos Culturais promotora do diálogo inter, trans e multidisciplinar; contribuir para o desenvolvimento de competências metodológicas de nível avançado na área dos Estudos Culturais; incentivar a realização de projetos potenciadores de uma difusão alargada da investigação em cultura.

Horário

Sexta-feira de tarde e sábado de manhã

Duração

6 Semestres (2 semestres letivos e 4 semestres de tese académica)

ECTS

180

Condições de Acesso

Habilitações de acesso: disposições gerais... [-]

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O 3.º ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Ciências da Linguagem tem como objetivo principal o reforço da capacidade de produção e internacionalização do conh ... [+]

O 3.º ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Ciências da Linguagem tem como objetivo principal o reforço da capacidade de produção e internacionalização do conhecimento através da realização de investigação original, numa perspetiva fundamental ou aplicada, e visa dotar os candidatos de competências que lhes permitam desenvolver investigação original e independente e capacidade de a transmitir. O Curso visa o desenvolvimento de competências compatíveis com os padrões internacionalmente recomendados para o 3.º Ciclo de Ensino Superior no espaço europeu, sintetizados nos seguintes pontos:Capacidade de compreensão sistemática no domínio científico das Ciências da Linguagem; Competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico; Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas; Realizar um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com avaliação por pares. ... [-]
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Este curso tem por principal objetivo dotar os doutorandos de conhecimento para desenhar, implementar e avaliar soluções territorialmente diferenciadas para o desenvolvim ... [+]

Este curso tem por principal objetivo dotar os doutorandos de conhecimento para desenhar, implementar e avaliar soluções territorialmente diferenciadas para o desenvolvimento inteligente, inclusivo e sustentável, capazes de responder às necessidades e expetativas de pessoas, organizações e comunidades diversas.

Propõe uma abordagem inovadora, combinando:

leitura interdisciplinar da realidade; articulação da escala local e regional com as mudanças globais; e c) cocriação de conhecimento com os sujeitos do desenvolvimento.


De entre as competências a adquirir no âmbito do Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios destacam-se:
- Ampliar o conhecimento e compreensão crítica sobre a diversidade de modelos de desenvolvimento socioeconómico e sua aplicabilidade em contexto territorial;
- Construir referenciais de interpretação e análise interdisciplinar dos problemas e soluções multidimensionais suscitados pelos processos de desenvolvimento nas comunidades, organizações e territórios, considerando-se a articulação com as dinâmicas de mudança de escala global;
- Combinar conhecimentos teóricos e metodológicos para conceber e realizar projetos de investigação inovadores na fronteira do conhecimento, relevantes para o avanço do estado da arte no domínio do programa e na resposta aos desafios societais;
- Construir conhecimento novo e políticas públicas inovadoras para vencer desafios locais e regionais, em contexto de investigação-ação e com base na abordagem participativa multi-atores e de co-criação transdisciplinar de conhecimento e experiência;
- Comunicar e argumentar a investigação de forma rigorosa e reconhecida pelos seus pares e de forma compreensível para o público em geral.... [-]

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Objetivos: Garantir que o aluno, além de dominar as teorias científicas, adquira um bom conhecimento e domínio dos métodos mais utilizados na sua área de especialização ( ... [+]

Objetivos Garantir que o aluno, além de dominar as teorias científicas, adquira um bom conhecimento e domínio dos métodos mais utilizados na sua área de especialização (uma das didáticas específicas de Ciências e Tecnologia). Familiarizar o aluno com o trabalho de investigação, os instrumentos e os métodos mais usados no seu domínio de especialização (uma das Didáticas específicas de Ciências e Tecnologia) e com o trabalho realizado por equipas de investigação no âmbito da Didática de Ciências e Tecnologia. Desenvolver a capacidade de identificar os elementos essenciais de um processo ou de uma situação complexa, o que lhe permitirá abordar o objeto de estudo na sua área de especialização. Desenvolver capacidades e competências de produção científica e/ou tecnológica no âmbito da Didática de Ciências e Tecnologia. ... [-]
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O programa Doutoramento (Ph.D.) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (ou Engenharia Elétrica e de Computação, EEC) é um programa orientado para a investigação (p ... [+]

O programa Doutoramento (Ph.D.) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (ou Engenharia Elétrica e de Computação, EEC) é um programa orientado para a investigação (pesquisa). Sua finalidade é avançar o conhecimento nas áreas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e dotar os alunos de excepcional capacidade de realizar estudos avançados e investigação original. O Ph.D. em EEC pretende capacitar os alunos para uma carreira de investigação e/ou docência na indústria, instituições de investigação, universidades e governo. O programa também deve incutir em cada aluno uma proficiência para a inovação, manifestando um avanço fundamental do conhecimento e capacitar os graduados a integrar na sua educação e experiência os maiores desafios das profissões tecnológicas. O programa tem um foco em questões de tecnologia de ponta que ultrapassam os limites da Engenharia de Computação, Robótica, Microeletrônica, Processamento de Sinal e Comunicações Digitais.... [-]

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A premissa básica de estudo doutoral e, consequentemente, do curso de Doutoramento em Informática é a produção de conhecimentos novos através de investigação original. ... [+]

A premissa básica de estudo doutoral e, consequentemente, do curso de Doutoramento em Informática é a produção de conhecimentos novos através de investigação original.

Subjacentes a esta premissa, são objetivos gerais deste curso:

Formar doutores em Informática, capazes de produzir conhecimentos teóricos e práticos nas áreas da Computação e das Tecnologias de Informação e Comunicação, gerando e multiplicando investigações científicas, adequadas à sociedade e ao meio académico nacional e internacional; Propiciar aos doutorandos a oportunidade de melhorar ou adquirir competências e experiência face às diferentes dimensões da informática, assim como a competência para desenvolver pesquisas de alto nível e estimular investigações científicas; Contribuir para o aprofundamento das relações entre os domínios do Ensino Superior, da Ciência e da Inovação, em conformidade com os objetivos do programa Ciência 2010. ... [-]
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Objetivos - Formar doutores com conhecimentos multidisciplinares, capazes de responder aos desafios atuais da adequada utilização e desenvolvimento das tecnologias emerge ... [+]

Objetivos Formar doutores com conhecimentos multidisciplinares, capazes de responder aos desafios atuais da adequada utilização e desenvolvimento das tecnologias emergentes nos sistemas agro-florestais. Este curso assenta numa forte componente de investigação em áreas nos domínios prioritários de intervenção da UTAD, e funcionará em estreita ligação com um conjunto de projetos de I&D. Contribuir para o aprofundamento das relações entre os domínios do Ensino Superior, da Ciência e da Inovação, em conformidade com os objetivos do programa Ciência 2010 – Programa Operacional da Ciência e Inovação. Horário Horário Semanal: Segunda a Sexta + Regime tutorial Calendário Letivo: setembro a junho Duração ... [-]
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Doutoramento em Educação

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

O curso tem um carácter de “banda larga”, sendo a especialização obtida na tese de doutoramento. Tem como objetivo principal a produção de conhecimento através da realiza ... [+]

O curso tem um carácter de “banda larga”, sendo a especialização obtida na tese de doutoramento.

Tem como objetivo principal a produção de conhecimento através da realização de investigação original na área das Ciências da Educação, numa perspetiva fundamental ou aplicada.

Tem ainda como objetivos:

proporcionar a continuidade da formação até agora oferecida pelo DEP ao nível do 1.º e do 2.º Ciclo de formação; promover a reflexão crítica sobre a prática quotidiana dos educadores/professores dos vários níveis e âmbitos de educação e ensino e de outros profissionais da educação; identificar, fundamentar e divulgar boas práticas; estimular a cooperação entre a UTAD e as outras instituições educativas da região; promover a cooperação nacional e internacional no âmbito da investigação em Ciências da Educação ... [-]
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UTAD Jardim de Oportunidades

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5000-801 Vila Real, Vila Real District, Portugal
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